Levadas da Madeira

Se está a pensar em ir visitar a Ilha da Madeira, sem dúvida que a melhor maneira de apreciar toda a sua beleza e admirar as magníficas paisagens selvagens da Floresta Laurissilva, é a percorrer as Levadas.

A Floresta Laurissilva resulta de dois termos em Latim, laurus e silva que significam, respectivamente, loureiro e floresta. Dada a sua riqueza em diversidade biológica, várias áreas de Laurissilva da Madeira estão incluídas na Lista do Património Natural Mundial da UNESCO e classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa. Esta floresta é considerada por muitos uma relíquia da floresta subtropical que, na era Terceária, existiu no sul da Europa e bacia do Mediterrâneo.

As levadas da Madeira são canais de irrigação construídos pelo Homem, datados desde o século XVI e têm como objectivo transportar água para diversos fins, entre eles irrigação e centrais hidroeléctricas. As Levadas na Madeira têm uma extensão de cerca de 2.150 km e são susceptíveis de ser percorridas a pé, de uma admirável beleza paisagística.

LEVADAS VISITADAS (clique no link para ver as imagens):

Levada do rei: http://viagensfc.blogspot.com/2010/01/madeira-levada-do-rei.html

Sem comentários: